Aquela palavra que não pode ser nomeada; aquilo-você-sabe-o que; Harry Potter? rs, Não!
A palavra que antes era motivo de discórdia e discussões intermináveis, o terror das famílias e o termo usado para qualquer pessoa que fosse ´´diferente`` agora está em alta na mídia, e por isso, Tá na cara que não poderíamos deixar de comentar, né?
Baseando-se nas teorias da comunicação, sabe-se que: Os meios de comunicação em massa ( Tv, rádio, jornal) por atingirem uma grande quantidade de pessoas se tornam formadores de opinião, ou seja, muitas das coisas que veiculam por lá se tornam convenções( criam hábitos e modas), se caracterizam espelhos da realidade,( divulgando o que acontece no país e no mundo), e também criam uma realidade idealizada por muitos ( o que acontece nas novelas).
As novelas, uma das programações que reúnem público indiscriminado, nunca trataram de tantas questões sócio-culturais quanto agora, fugindo dos romances impossíveis e tratando de questões sérias do cotidiano. Uma delas, o homossexualismo.
Sempre esteve presente de forma deslocada em novelas. Mas entre algumas cenas ´´calientes`` de casais héteros, que em pleno horário nobre desempenham cenas de filmes eróticos, demonstravam a homoafetividade apenas por um símbolo: As mãos dadas!
Bom, se isso era o máximo que o senso crítico suportava, não é mais. Em praticamente 70% das novelas que estão no ar o assunto é tratado como sendo algo normal, tratando de questões como: preconceito, violência e convivência. E quebrando o último Tabu, a televisão brasileira presenciou o primeiro beijo homoafetivo em novelas ( na novela do sbt - Amor e revolução).
O Assunto é complexo. Envolve preceitos religiosos, preconceitos, entre outros tipos de questões. Mas vale lembrar o mais importante: Todos nós estamos nesse mundo para sermos respeitados, e o primeiro passo é respeitando o próximo. Pense nisso!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário