terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A ´´escumunGAGA`` ataca novamente! Ou não!

Calma, calma fãs. 

Esse vídeo teoricamente simples e de teor ´´terrorístico`` para a igreja católica se mostra numa riqueza histórica incrível. O título é simples e impactante: ´´ Maria sanguinária``. Para os ,bem,  mais novos, os antigos conhecem bem essa lenda, Bloody mary seria uma bruxa, fruto de uma lenda urbana. Pela lenda seria o espírito de uma garota/bruxa que foi morta violentamente e que vendeu sua alma pro demônio. Então para invocá-la os incrédulos deveriam ficar envoltos em um cobertor de frente a um espelho no banheiro iluminado apenas por luzes de velas. Os relatos contam que surge um espectro totalmente ensagüentado e quem estivesse no banheiro morria, e em certos casos, o espírito saía pela casa indo de espelho em espelho matando todos que encontrasse no caminho.

Voltando ao clipe , a primeira coisa que procura-se é essa referência, que é mais conhecida. No entanto a presença de uma mulher vestida de santa, sentada em um trono, com ´´bobos da corte`` vestidos de couro não fazem muito sentido! A partir daí questiona-se: Do que o clipe fala, afinal?

Calma, vamos analisar o clipe com mais calma, o olhar publicitário ajuda nisso Rss.

Analisemos alguns frames visando a ambientação da história :





O salão: Reparem que o salão é grande e pouco iluminado, típica iluminação de castelos antigos. Dos lados vemos castiçais com velas, o que explica o tom escuro do lugar e justifica a afirmativa anterior. A decoração com trono, tapete corrido e cortinas decoradas com florais típicos da época medieval nos indica que quem está sentando é um membro da realeza. Naquela época o rei/rainha, nobres eram escolhidos de Deus/deuses e por isso eram tratados quase como tal. As esculturas, em ouro, delimitam o até onde os ´´mortais`` podem ir sem a permissão do monarca. 

Se repararem bem atrás da cabeça da mulher sentada tem um crucifixo. E ao redor de sua cabeça uma coroa em forma de Auréola. Juntando essas informações visuais temos que: é uma monarca cristã. É um reino cristão, típico da idade média.

Os carrascos: No começo do clipe essas duas figuras de movimentos quase que irreverentes se postam diante da monarca. Reparem, a roupa deles é de couro e, apesar da máscara que lhes cobre o rosto ser muito parecida com a dos bobos da corte, não é possível ver quem são. As roupas decotadas e os movimentos jocosos dão um ar mais leve aos sanguinários. Isso se justifica quando uma mulher de branco entra e logo é arrastada.




Referências cristãs: Reparem que crucifixos, igrejas e referência a jesus aparecem todo o tempo.



Nessa cena que todo o contexto é ,de fato, coroado. A ´´lady gaga`` se mostra uma das vítimas da perseguição da rainha ( referência direta de Maria Tudor da Inglaterra, a bloody mary).

Mas quem foi Maria Tudor?



´´Maria I de Inglaterra foi rainha da Inglaterra e da Irlanda, da casa de Tudor. É lembrada pela sua tentativa de restabelecer o catolicismo como religião oficial, depois do movimento protestante iniciado nos reinados anteriores. Para tal mandou perseguir e executar cerca de 300 alegados heréticos, o que lhe valeu o cognome Bloody Mary (Maria, a Sanguinária) apelido esse que é tido como injusto por maioria dos historiadores. Muitas das suas iniciativas políticas nesta esfera foram no entanto abandonadas pela sua sucessora e irmã Isabel 1ª .``
Mais em Wikipédia

Daí tira-se que a personagem que canta seria uma das vítimas dessa rainha cruel que volta querendo reaver sua pureza, santidade, seu direito a vida. Depois de analisarmos cada passo do vídeo e ter se iterado mais sobre a história dessa rainha, veja o vídeo novamente e agora sim ele fará sentido. rss

E o mistério será revelado aos desavisados! A mulher do clipe não é Lady gaga. Foi uma ação independente de um diretor chamado Ruben Cortez,  que viralizou quando foi exibido Saiba mais . O trocadilho entre as Mary´s da lenda urbana e da história é muito boa, além de que a interpretação apesar de simples, cumpre bem seu papel de comunicar o que se canta na música. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...