terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Videoteca de hoje: Nizan Guanaes, o cara!

Futuros comunicólogos, sabem quem é Nizan Guanaes? Não?!? Eu também não sabia, rss. Mas agora sei que esse cara é muitooo bom e precisa ser estudado por nós! Como disse antes, para sermos bons , ou nascemos com um talento divino indiscutível ou nos espelhamos nos melhores! Então vamos falar um pouco do nosso convidado da videoteca de hoje!

Nizan Guanaes é um Baiano que nasceu em 1958. Começou como redator publicitário em sua terra natal e trilhou um longo caminho até se tornar um dos cinco brasileiros mais influentes do Brasil. ( Financial Times)
Seus méritos são muitos! Preside a Abc, maior grupo de comunicação de capital nacional e a  19º maior grupo de publicidade do mundo. Criador do portal IG....

Quer saber mais dessa figura ilustre? Pegue a pipoca e inspire-se!

Parte 1

Parte 2

Parte 3

De meia e meia hora uma coisa diferente!


Tudo bem pessoal? Hoje vamos falar dele! Sim, daquele jornal que diverte suas manhãs, ou te choca de vez em quando. Rss. O Meia hora de notícias é uma estratégia de marketing do EXTRA para atingir públicos C e D!

E como ele faz isso? Articulando palavras! Já ouviu dizer que o que vende jornal é Manchete? Eles levaram a sério esse dito ´´popular``. E não é que deu certo?

No começo de sua destribuição foi dado como algo que não iria pra frente! Então, de algum tempo para cá o jornal de linguagem simples, quase chulo as vezes, vêm sempre com títulos garrafais e uma chamada inusitada!

E vamos combinar? Vende!!

Tendências Orientais! Você sabe o que é J-pop , K-pop?

Fala galera, blz? Sim, vamos falar de música! Por que?  Tendências! Anteceder necessidades e fomentar o consumo! Coisa do marketing? Não sejamos tão radicais, afinal um bom profissional não precisa se especializar em tudo! Apenas ter um bom conhecimento!

Antes de falar dos estilos em si, façamos uma listagem dos principais marcos orientais, rentáveis, no Brasil:

 - Animes e Mangás:
Começaram sua migração na década de 70, mas tiveram sua explosão nos anos 90! Animes e mangás como: Sailor Moon, Cavaleiros do zodíaco, Shurato, YuYu Hakusho, pokémon, ente outros, foram os pioneiros. Hoje a influência dos animes criam ´´tribos`` e estilos próprios como os Cosplays e os Otakus. A indústria de animes fomenta muitos setores como: o de video games, revistas, brinquedos....

- Karaokê:
Os karaokês começaram em bares e estabelecimentos onde você comprava a fichinha e acompanhava a letra e o ritmo da canção na tela. No final a máquina te dava uma nota de 0 a 100. Mais adiante esse gigantesco aparelho foi ´´domesticado``. Claro, todos queriam um karaokê! Hoje você pode encontrar o instrumental das músicas até no youtube, descartando o aparelho em si!

- Culinária Oriental:
Nem todo mundo gosta, mas de fato é uma presença marcante nos cardápios do Brasil. Ou mesmo em restaurantes especializados. A culinária oriental transmite um requinte social bem grande, o que a garantia em mesas caras e luxuosas! Hoje, com os programas de descontos na internete essas iguarias estão cada vez mais acessíveis aos públicos C e D. 

K-Pop &  J- Pop
 

Se vocês acham que Beyoncé, Lady Gaga, Katy Perry e Cia eram onipotentes no cenário mundial se enganaram! Sim, elas continuam as mais conhecidas e questões como arrecadamento e alcanse são muito maiores que o de qualquer outra  cultura pop!

Mas a influência oriental, bem grande no Brasil, mostra sua faceta musica com a J-pop ( Japonese pop) - Pop Japonês e o K- Pop ( Korean pop)- Pop Koreano!

Recentemente, no nosso país, passou uma turnê desse novo estilo que vêm arrastando multidões por onde passa. As letras das canções misturam o inglês e suas línguas nativas. Os cenários dos vídeos brincam com os esteriótipos ocidentais e orientais ( abusando da tecnologia, claro). 

E O que issonos importa? É uma grande tendência ! Deve ser estudada e analisada. Afinal, os países orientais são cotados como os futuros ´´sucessores`` do ´´imperialismo`` americano! e na ´´corrida do ouro`` fica com o maior balde quem chega primeiro!

Então? Não custa nada dar uma olhada :

Girls Generation - K-Pop.

Super Junior - K-Pop

Boa- J-Pop

Fayray - J-Pop

sábado, 17 de dezembro de 2011

Estréia!

Fala galerinha, tudo bem? Fim de semestre, né? Férias? Também!

É importante se divertir, relaxar e zuar, mas é importante também estar sempre conectado!

Estamos inaugurando hoje a Videoteca do Tá Na Cara!

O que seria? Vídeos importantes para o desenvolvimento intelectual e empresarial da nossa carreira!

Já ouvi muitos dizerem: ´´ Quero ser igual a fulano, igual a ciclano``, mas tenham certeza que ninguém é melhor que vocês mesmos, se acreditarem e correrem atrás dos seus sonhos! Nem Roberto Justos começou ´´ O Roberto Justus``! Sim, Sim, tenho ele como espelho e estou trabalhando para um dia ser tão bom quanto, ou até melhor!


Um programa super importante qpara assistir é o Show Business! Hoje apresentado por outro mestre: Dória Jr.! Muitos convidados interessantes, muitas dicas boas!

Para começar: ele, o próprio! Roberto Justus da entrevista para o programa de seu concorrente e amigo! Prestem atenção, pois ao longo do vídeo ele dá muitas dicas e conselhos bastante valiosos!

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 - Final

Compartilha, vai!? Não seja chato, Compartilha!! *Grr*

Wow, e voltamos nós para o face! Mas como não falar dele? É a ferramenta de integração social mais ineficiente que existe hoje!?

O Facebook herdou um presente de grego do orkut! Sim, aqueles troços, que sinceramente me tiravam a paciência: As correntes! Sim, eu sei, existiam VÁRIAS, para todos os fins! Tinha correntes mais eficazes que videntes e água Santa! As mais comuns eram as de pregação e amaldiçoação, hihehehehehahahahaaha , brincadeira, rss.

As de pregação acabavam assim: Se amar Jesus, Deus, Jeová, Oxalá, Buda, Bispo Macedo, mande para 10 pessoas! Já as de terror começavam mais interessantes, do tipo: Não leia, Não leia, Não leia, e no final: Se não repassar para 20 pessoas sua família será jogada em um buraco de minhoca no espaço, vagará pela eternidade até que sua penitência acabe quando forem atropelados por um ônibus espacial dirigido pela sua bisavó já falecida!

No Face, essa  forma de divulgação, ganhou outro nome: COMPARTILHAR! o botão serve para que você traga para o seu mural uma coisa postada por outra pessoa, até aí nada demais. O que difere é que essa forma de pensar em comum tem outros objetivos agora. Foram criados grupos próprios para informações que possam ser compartilhadas, geralmente de piadas ou ´´ frases filosóficas`` e mais recentemente como mural de procurados.

As pessoas compartilham coisas que acham na internet achando que poderiam mudar algo apenas mostrando aquilo para outras pessoas, achando que assim poderá alcansar alguém que faça algo.

E por que do sucesso dessas Correntes?

Ainda no orkut, mexiam com teor religioso. Questões que os homens não conhece, e o homem teme o que não conhece. Então pelo sim ou pelo não, quem pagaria para ver? Já no caso do Facebook a questão é emotiva. As pessoas se projetam, ou projetam um acontecimento da sua vida no que está sendo mostrado e logo se sente parte daquilo.

Outras vezes, pode ser o desejo inconsciente de fazer algo. Se sentir útil socialmente, assunto muito discutido agora. O compartilhamento pode ser nada mais que a busca por uma solução, a busca por alguém que tome alguma atitude! Mas, isso não continua fazendo-o passivo? psicológicamente, não! Pois ao fazer isso, você teoricamente cumpre a sua missão social!

Para publicitários, questões como essa são essências, afinal o que vende é aquilo que mexe com os sentidos

Heroínas aderem a prevenção do câncer de Mama!

Pois é, rapaziada! Pode ter super velocidade, pode controlar cataclismas e até estar sempre atrás de um HOMEM-morcego rss, mas mulher é mulher e precisa se cuidar!

Pelas andanças no Face, deparo com esse anúncio super criativo e sugestivo!



Vamos interpretá-la? 

Vamos analisar o esteriótipo da tão repercutida ´´mulher moderna``. Hoje, está em maior porcentagem que os homens! Vem a cada dia ganhando mais espaços, e se não tiver os inventa. É o típico perfil de super- heroína, pois é multifuncional, cuida dos filhos, carreira, a casa e ainda tem tempo para os lamúrios do marido. Outras, nem isso querem! São idependentes e fortes e adotam o lema de que ´´ Homem, só para procriação``, entre outros...

A proposta adotada para a campanha, além da diversificação de raças, desfazendo o mito que certas etnias são menos propensas que outras a doença, também engloba a multiplicidade de cada mulher, a mulher de fases, como diria Renato russo!

Então mulheres, eternas meninas! Não importa o quão indestrutível você é feita! Claro, são todas super-heroínas, super vilãs, mulheres de fases, rss Previnam-se!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...